data de lançamento:2025-04-23 08:55 tempo visitado:109
Servidores municipais fizeram um ato em frente à Prefeitura de São Pauloqual é o jogo do tigrinho que ganha dinheiro, na região central da capital paulista, na manhã desta quarta-feira (2). Eles estão paralisados para reivindicar reajuste salarial e mudanças no regime previdenciário do município.
Apesar de terem sido ameaçados de punição pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) caso aderissem à paralisação, professores da rede municipal também pararam as atividades nesta quarta, e algumas escolas ficaram sem aula. Na tarde desta quarta, o prefeito disse à Folha que a paralisação "não tem o menor sentido" de acontecer. "A data-base é em maio, a mesa de negociação está em curso. Não tem o menor sentido fazer manifestação agora e deixar as crianças sem aula, total falta de consideração com os alunos. Ato político", disse Nunes.
A Emei (escola municipal de educação infantil) Armando de Arruda Pereira, no centro, e a Emei Vila Rubi, na zona sul, tiveram as aulas suspensas por causa da adesão dos professores e demais funcionários à paralisação.
Rodada grátis & Ofertas únicas | Aviator no ZA9BETNa região de Santo Amaro, também na zona sul, as Emefs (escola municipal de ensino fundamental) Lineu Prestes, Bernardo O' Higgins, Conde Pereira Carneiro e José Rezende, além da Emei Vanda Coelho, também ficaram sem aula nesta quarta.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que até as 10h30 tinha conhecimento de que apenas 0,31% das unidades escolares estavam sem atendimento - a rede municipal tem 1.533 escolas, portanto, segundo os dados da prefeitura, apenas quatro teriam tido as aulas interrompidas.
tiger jogoA pasta reforçou a ameaça feita pelo prefeito e disse que "ausências não justificadas serão descontadas". Na nota, também disse ter orientado os responsáveis pelos alunos a acionarem a diretoria regional de educação quando as escolas estiverem em atendimento.
Janaína Cris Valentim, professora do Cemei Parque do Lago, na zona sul, diz que a mobilização tem como objetivo recuperar direitos que foram retirados dos servidores. "Estamos há anos com o reajuste de salário defasado, pioraram a nossa aposentadoria, além de terem piorado as condições de trabalho em sala de aula."
Os servidores estão reunidos em frente à prefeitura e fecharam as duas vias do Viaduto do Chá. Nunes está no gabinete na manhã desta quarta, enquanto ocorre o ato. O prefeito participou da inauguração de um Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, em Santana, na zona norte. A mobilização foi aprovada em assembleia da Aprofem (Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo). Os servidores reivindicam 12,9% de reajuste linear, a elevação do piso de todos os profissionais da educação (não apenas dos professores), com a incorporação dos valores à carreira, e o fim da contribuição previdenciária de 14%, que a categoria chama de confisco.
A Aprofem tem mais de 60 mil filiados, sendo a maioria deles servidores do quadro de apoio nas escolas da rede municipal e também em outras secretarias e unidades da prefeitura.
Na área da saúde, uma das principais reivindicações é a realização de novos concursos públicos.
jogo fortune tigerOferta Exclusiva ZA9BET: Ultravelocidade + Globoplay por apenas R$ 134,90/mês. Banda Larga de 750 Mega e Globoplay.Alonir Viola, agente de saúde e de combate de endemias, diz que a prefeitura tem hoje cerca de 1.900 servidores nesse cargo, quando o mínimo deveria ser 5.000. "Nosso trabalho é o de combate a dengue, desratização, maltrato de animais. Temos várias atribuições e estamos com um déficit grave, o que acaba sobrecarregando os poucos que estão nessa atividade."
jogar fortune tiger demoSegundo a Aprofem, cerca de 3.500 servidores compareceram ao ato e aprovaram, em assembleia, uma nova paralisação e manifestação para o dia 25 de abril - mesmo dia que deve ter início a greve dos professores da rede estadual.
Ismael Nery Palhares Junior, presidente da Aprofem, disse que os servidores mostraram que não vão ser intimidados pelo prefeito e seguem na reivindicação por melhores condições de trabalho.
"Este governo claramente está nos prejudicando, inclusive tentando deslegitimar um direito que nos é legalmente conquistado, o da paralisação. Não por acaso insiste em ações como as terceirizaçõesqual é o jogo do tigrinho que ganha dinheiro, por exemplo. Queremos deixar claro que não vamos nos acomodar. Vamos permanecer unidos, ampliando o movimento e exigindo o que nos é devido", disse.
Próximo:não sobrou nenhum